A previsão do tempo para os próximos três dias para o Ceará aponta condição de chuva em todas as macrorregiões do estado. Os maiores acumulados são esperados para o centro-norte (Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte, Maciço de Baturité, Ibiapaba, no norte do Sertão Central e Inhamuns e no norte da Jaguaribana).
Nessas áreas, as chuvas podem ter intensidade de moderada a forte em alguns períodos, principalmente na madrugada, manhã e tarde. No entanto, as demais regiões (Cariri, Jaguaribana, sul do Sertão Central e Inhamuns) devem apresentar chuvas com intensidade fraca a moderada, que tendem a ocorrer a tarde, noite e madrugada destes dias.
As chuvas que estão previstas para o centro-norte do estado devem ser favorecidas pelo posicionamento e atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que atualmente encontra-se entre 1ºS e 2ºS. Além da ZCIT, as chuvas devem ocorrer em virtude da presença de áreas de instabilidade provenientes do leste do Nordeste do Brasil, os efeitos de brisa (terrestre e marítima) e a combinação de temperatura, umidade e relevo.
Nesta segunda (18), choveu em 140 municípios cearenses, segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Com 77.2 mm, o maior acumulado do estado foi registrado em Fortaleza no Posto Água Fria. O segundo maior registro foi em Viçosa do Ceará, com 56,.2 mm. Em seguida, vem Barroquinha, com 52 mm.