Nesta terça-feira(02), Janaína Farias(PT) foi empossada no Senado Brasileiro, assumindo a cadeira até então representada pela senadora Augusta Brito(PT). Elas chegaram ao Senado como suplentes de Camilo Santana, ministro da educação desde o início do atual governo Lula. A motivação para mudança foi provocada pela licença da Senadora Augusta Brito que deve durar 120 dias.
Nas redes sociais, Janaína Farias destaca ser a primeira mulher da cidade de Crateús a ocupar uma vaga no Senado brasileiro. Na cidade, ela está como pré-candidata à prefeita pelo Partido dos Trabalhadores(PT). Com 15 anos de carreira política, Janaína Farias já havia passado por secretarias das Cidades e de Desenvolvimento Agrário do Ceará, e acompanhou as duas gestões do Governo de Camilo Santana, entre 2015 a 2022, atuando como assessora especial. Atualmente, assumia a função de Secretária Nacional de Gestão, Inovação e Avaliação no MEC.
Enquanto isso, segundo informações do Diário do Nordeste, a Senadora Augusta Brito saiu de licença para colocar seu nome à disposição do partido (PT) nas eleições deste ano, além de ser cotada para assumir a secretaria de Articulação Política do Governo do Estado do Ceará. O atual titular da pasta, Waldemir Catanho, é pré-candidato pelo PT à Prefeitura de Caucaia, e por isso deve se desincompatibilizar, deixando o cargo em 12 de abril para concorrer à eleição.