Você já pensou em conhecer equipamentos culturais do Ceará através do próprio computador ou smartphone? Isso é possível através da plataforma Documenta Ceará que já alcançou oito equipamentos. A iniciativa é realizada pelo projeto Chefes da Cultura, iniciado no ano de 2021, e formado por pesquisadores de Universidades do estado. A ideia de uma visitação virtual a partir da digitalização dos espaços, é pioneira no Brasil, fazendo do país o segundo maior produtor desse tipo de conteúdo, e ficando atrás apenas da Itália.
Quem busca a plataforma, pode conhecer os seguintes equipamentos: Biblioteca Pública, Museu da Imagem e do Som, Cine Teatro São Luiz, Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco e o Sobrado Dr. José Lourenço. Para o ano de 2024, uma nova etapa já foi iniciada e deve contar com a digitalização de mais dez espaços, contemplando espaços das cidades de Fortaleza, Sobral, Viçosa, Itarema, Aracati, Icó e Ubajara.
O objetivo do projeto vai além da preservação e difusão do patrimônio cultural do Ceará, tendo como principal missão a de promover a inclusão social por meio da cultura. Para isso, a estratégia utilizada é a digitação de equipamentos culturais e acervos, possibilitando o acesso virtual interativo a teatros, museus, bibliotecas, escolas, esculturas, livros, revistas e jornais.