O Governo Federal decidiu nesta sexta-feira (03) pelo o adiamento do Concurso Nacional Unificado que aconteceria no próximo domingo, 05 de maio, e que ainda se encontra com uma nova data indefinida. A motivação se deu pela situação gerada no Rio Grande Sul após as últimas chuvas, que alagou cidades e já deixaram pelo menos 37 mortos.
A situação dificultaria o acesso às provas pelos candidatos que realizariam o certame nas terras gaúchas, que chega ao número de 86 mil inscritos distribuídos em 10 cidades do estado. Segundo, o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, o governo requer que nenhum canditato seja prejudicado, “Ninguém pode deixar de participar do concurso porque está numa cidade em situação de emergência ou está numa cidade em que o bloqueio impede acesso à cidade onde vai ter a prova”.
Ao todo, 2,5 milhões de brasileiros estão inscritos para o certame. Desse número, o estado do Ceará recebe 65.000 candidatos distribuídos em 8 cidades: Fortaleza, Caucaia, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Sobral.