Para celebrar a memória da Beata Maria de Araújo, protagonista do “milagre da Hóstia” em Juazeiro do Norte, o Complexo Ambiental Caminhos do Horto, realizará diversas atividades gratuitas dentro da 1ª Semana Beata Maria de Araújo, entre os dias 22 e 24 de maio. Dentre a programação estão atividades culturais, educativas e ambientais, por meio de mesa temática, artes visuais e apresentação de expressões da cultura tradicional popular.
As atividades iniciam com a Oficina de Arte em Papelão Reciclado, ministrada pelo arte-educador e pedagogo Luciom Caeira. A iniciativa visitará a história da Beata Maria de Araújo e apresentará um olhar carinhoso através de telas produzidas em referência à data do seu aniversário, dialogando sobre a vida pessoal da Beata. Em parceria com a E.E.M.T.I Alaíde Silva Santos, a formação será realizada na quarta e quinta-feira, 22 e 23 de maio, respectivamente, na Estação Monsenhor Murilo, estação inferior que dá acesso ao Teleférico do Equipamento, às 14h. O resultado será exposto na sexta-feira (24), na Estação Beata Maria de Araújo (Estação Superior) com abertura marcada para às 14h.
Ainda na tarde da sexta (24), às 14h15, as pessoas presentes poderão contemplar uma palestra com a Mestra Dorinha da Lapinha. Em seguida, às 15h, a professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da URCA e integrante do Movimento Pró-Memória da Beata Maria de Araújo, Cláudia Rejane, e a historiadora e mestranda do PPGL da URCA, Natanaely Nunes, participarão da roda de conversa “Narrativas e pesquisas em torno da Beata Maria de Araújo”.
Na sequência, às 18h, a programação apresentará o Reisado Beata Maria de Araújo, na Praça Beata Maria de Araújo, em frente ao Centro de Apoio ao Romeiro. Atualmente o grupo é o único Reisado da Comunidade do Horto, dedicando seu nome em homenagem à religiosa”, e que teve início em maio de 2023, sob orientação do Mestre da Cultura João Bosco.
A programação visa enaltecer a história da Beata, valorizando-a como protagonista do milagre de Juazeiro, mulher negra, sertaneja e analfabeta. Destaca-se que o milagre da hóstia foi o que motivou as romarias a Juazeiro do Norte e, consequentemente, a base da emancipação política e crescimento econômico do município.