Em reunião do Grupo das Américas, nesta segunda-feira (27), o Brasil foi nomeado para a vice-presidência de comitê da 77ª Assembleia Mundial da Saúde responsável por articular pautas de saúde de interesse internacional. A agenda aconteceu no Palácio das Nações, na Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, Suíça.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, não pôde comparecer ao evento, devido às agendas no Rio Grande do Sul, após emergência provocada por fortes chuvas e consequentes enchentes. Quem representou o país foi secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, Carlos Gadelha que destacou o Sistema Único de Saúde (SUS).
Gadelha também falou sobre a regulação do marketing digital dos substitutivos do leite materno, afirmando sobre o Brasil está compromissado com a pauta. O país lidera a iniciativa junto à OMS. O secretário brasileiro explicou que o Ministério da Saúde está propondo uma intervenção conjunta, a ser apresentada ainda durante a programação da Assembleia Mundial da Saúde, na agenda sobre nutrição da criança, para reforçar o tema.