O Programa Desenrola Brasil chegou ao fim no último dia 20 de maio com a redução de 8,7% da inadimplência entre a população mais vulnerável do país, que era o público prioritário do programa criado pelo governo federal (Faixa 1).
Levantamento da Serasa mostra que, de maio de 2023 a março de 2024, o número de pessoas inadimplentes que ganham até dois salários-mínimos ou estão inscritas no Cadastro Único do governo federal caiu de 25 milhões para 23 milhões.
Apesar do encerramento do programa, golpistas estão usando a marca do Desenrola Brasil para simular o programa em e-mails. Os criminosos também simulam sites oficiais do Governo Federal para conquistarem a atenção e confiança de suas vítimas.
A Secretaria de Comunicação Social orienta que, quando se trata de Governo Federal, o cidadão pode contar com o Portal Gov.BR para obter informações oficiais. Logo na primeira página, um espaço de pesquisa pergunta “O que você procura?”. Caso receba alguma mensagem mencionando algum órgão do governo ou ministério, é possível procurar aquela informação diretamente no site oficial do órgão. Todos eles possuem também espaço para pesquisa.