A Prefeitura do Crato, por meio da Assessoria de Políticas Públicas LGBT, realizará no dia 18 de junho, às 17 horas, no Crato Tênis Clube, a celebração do Casamento Igualitário LGBTQIA+ para casais hipossuficientes residentes no município. Os casais participantes foram selecionados através de edital.
A iniciativa visa promover os direitos humanos e a cidadania, além de conscientizar a sociedade contra o preconceito.
No Brasil, a primeira grande vitória em relação ao casamento igualitário ocorreu em 2011, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou legal a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Essa decisão garantiu aos casais homoafetivos o reconhecimento como “entidade familiar” e ampliou o entendimento sobre união estável. Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou uma resolução que permitiu aos cartórios de todo o país registrarem casamentos homoafetivos.
Dados dos cartórios brasileiros, divulgados no ano passado, mostram que os casamentos homoafetivos cresceram quatro vezes entre 2013 e 2023. Mais de 76 mil celebrações foram realizadas, sendo 56% entre casais femininos e 44% entre casais masculinos.