O Ministério Público do Estado do Ceará, através da 3ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, está na disputa pela 21ª edição do Prêmio Innovare com o programa “O Sistema de Justiça vai à Escola”. O projeto realiza palestras para estudantes de Ensino Médio de escolas públicas estaduais, buscando desmistificar as atividades e funções constitucionais dos órgãos do Sistema de Justiça. A premiação reconhece iniciativas que contribuem para a modernização, rapidez e eficiência da Justiça brasileira.
Um consultor do Instituto Innovare esteve em Juazeiro do Norte para acompanhar uma ação do projeto na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Raimundo Saraiva Coelho.
O Prêmio Innovare encontra-se na quarta etapa, onde a Comissão Julgadora analisa as iniciativas inscritas. O coordenador do programa, promotor de Justiça José Carlos Félix da Silva, destaca que a participação do projeto em uma premiação nacional impulsiona a aproximação entre a população e o Sistema de Justiça.
“É um prazer disputar um prêmio de tamanha importância e ter a oportunidade de apresentá-lo no âmbito nacional. Afinal, as ações positivas que temos realizado na cidade de Juazeiro do Norte podem e devem ser replicadas em todo o Brasil, pois sabemos da necessidade de aproximar o sistema de Justiça e torná-lo compreensível e acessível a toda população”, ressalta José Carlos Félix da Silva.
Sistema de Justiça vai à Escola
O programa é direcionado aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas estaduais e visa desenvolver o interesse dos jovens pelo conhecimento de seus direitos e deveres, utilizando uma linguagem acessível. Promove a formação do cidadão crítico e responsável, estimulando uma relação de confiança entre as autoridades locais e a sociedade civil.
As palestras são ministradas por representantes do MP do Ceará, do Judiciário, da Defensoria Pública e da Polícia Civil, abordando temas como violência, bullying, drogas, crimes virtuais, entre outros assuntos com implicações jurídicas. As apresentações permitem a participação dos alunos, visando ganhar o apoio e a credibilidade dos estudantes.