A greve nacional da educação deve ser finalizada no próximo dia 03 de julho, data indicada para saída coletiva do movimento pelo Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES-Sindicato Nacional. A orientação atende ao que foi deliberado pela maioria das assembleias gerais realizadas pelas seções sindicais nos estados entre os dias 17 e 21 de junho: 35 assembleias, deliberaram pela construção coletiva da saída da greve, enquanto outras 20 votaram pela continuidade da greve.
Com o resultado das assembleias gerais apontando majoritariamente pela saída da greve, o Comando Nacional de Greve indicou o dia 26 de junho como a data de assinatura do acordo com o governo e uma nova rodada de assembleias até 3 de julho para que as bases definam o dia de saída da greve em suas respectivas instituições.
O CNG será dissolvido na próxima quinta-feira (27), e os comandos locais permanecem em atividade até o encerramento da greve em cada instituição. Sobre as negociações, a reivindicação de reajuste em 2024 não foi atendida, o índice linear oferecido até 2026 passou de 9,2% para 12,8%; o reajuste dos steps passou de 4% para 5% até 2026; e o valor salarial para ingressantes na carreira docente (MS e EBTT) também foi elevado.