Seguem até 21 de julho as inscrições para credenciamento de Mestres e Mestras no ‘Ciclo de Saberes’, projeto organizado pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Sefli e a SCDC. O edital lançado na quinta-feira (20) visa selecionar mestres/as interessados em participar do projeto ‘Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe – Cariri Cearense’, que promove ações formativas como oficinas e ‘aulas espetáculos’ em diversas localidades da região, incluindo a Universidade Federal do Cariri (UFCA), escolas do Cariri e espaços de criação dos próprios mestres e mestras participantes. Na UFCA, a Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA) é responsável pela condução dos trabalhos.
“Esses senhores e senhoras são guardiões de memórias, de artes e ofícios importantes para a promoção da diversidade cultural brasileira e do nosso patrimônio cultural também: são senhores da ancestralidade. O projeto é uma política de transmissão de saberes, mas também de formação, compreendendo os espaços das universidades, levando em conta que algumas universidades brasileiras têm o título Notório Saber para os mestres de cultura,” explica o secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba.
Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário eletrônico até as 23h59 do dia 21 de julho de 2024. A partir de 24 de junho de 2024, será possível preencher o formulário de forma oral, com as perguntas disponíveis em áudio na página da Procult no portal da UFCA, menu ‘Editais’, item ‘2024’. Mais detalhes podem ser encontrados no edital oficial, clicando em PROCULT/UFCA – Edital Nº 04/2024 – CHAMADA PÚBLICA PARA CREDENCIAMENTO DE MESTRES E MESTRAS DA CULTURA DA CHAPADA DO ARARIPE – CARIRI CEARENSE.
Durante a escuta das perguntas, os interessados devem gravar suas respostas em áudio ou vídeo, podendo enviar o material por e-mail para ciclodesaberes.mmcha@gmail.com ou entregá-lo pessoalmente na sala da Procult/UFCA, no campus Juazeiro do Norte (Avenida Tenente Raimundo Rocha, 1639, bairro Cidade Universitária), Bloco K, sala 203, no horário das 10h às 12h e das 14h às 16h.
O Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe conta com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), além dos apoios do Instituto Dragão do Mar (IDM) e da Vila da Música. A iniciativa visa estimular, promover e realizar ações em diversas linguagens artísticas que fortaleçam a relação entre Educação, Ciência e Cultura da Chapada do Araripe, reconhecendo as artes e ofícios dos mestres da cultura como expressões e manifestações da cultura brasileira que precisam ser transmitidas em ambientes diversos de Educação.”