A partir desta quinta-feira (4), o Programa Segurança no Ponto amplia suas operações com a inclusão de 220 alunos-soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Com esse reforço, o programa agora abrange 290 pontos de ônibus na capital, sendo 110 novos pontos adicionados aos 180 já contemplados anteriormente. O anúncio foi feito pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, acompanhado pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, e pelo coronel comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo.
Lançado em abril deste ano, o Programa Segurança no Ponto visa a redução dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) nas paradas de ônibus de Fortaleza, especificamente durante os horários de pico das 6h às 8h e das 17h às 19h. A seleção dos novos pontos de atuação da PMCE é baseada em análises estatísticas da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS.
Durante o anúncio, o governador Elmano de Freitas destacou:“Com esse reforço de mais policiais militares no Segurança no Ponto, queremos garantir mais tranquilidade para os milhares de passageiros que saem diariamente de suas casas, levar mais sensação de segurança que a Polícia estará presente onde o povo está e com mais viaturas circulando”.
O secretário da SSPDS, Roberto Sá, enfatizou a importância dos novos alunos-soldados no programa: “Estamos lançando mais 220 policiais militares para o reforço do programa Segurança no Ponto, no sentido de levar para a nossa população, que sai tão cedo de casa, mais tranquilidade, paz e segurança. E esses policiais (os alunos-soldados), que vão reforçar o programa, estão na fase final do curso de formação. Este é um momento de aprendizado e é muito importante que eles percebam o quanto a população clama pelo trabalho deles e o quanto esse trabalho nos gratifica. Através da sua ostensividade, da sua presença, da sua visibilidade, eles irão inibir o delito e levar mais paz para a população”, disse ele.
“O nosso efetivo atua por meio de viaturas, a pé e de bicicleta para que tenhamos uma maior mobilidade e alcançemos um maior número de paradas de ônibus. Somos orientados por dados estatísticos e por estratégias repassadas pela Supesp. Também contamos com as informações do Sindiônibus e de cada comandante responsável por sua área de atuação, para que cada vez mais tenhamos sucesso na redução de crimes nas paradas de ônibus”, explicou o coronel comandante-geral da PMCE, Klênio Sávio.
Durante a apresentação dos resultados iniciais do programa, o governador Elmano de Freitas ressaltou a redução significativa de 44,4% nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) registrados nas paradas de ônibus participantes durante os primeiros quatro meses de operação. “Houve uma redução de roubos nas paradas nesses primeiros quatro meses e também estamos atentos para ações que serão realizadas para evitar e reduzir os roubos dentro do coletivos”, destacou.
Segundo dados da Supesp, entre março e junho deste ano, foram registradas 104 ocorrências de CVPs dentro de um raio de 50 metros das paradas de ônibus participantes do programa, durante os horários estipulados. No mesmo período do ano anterior, foram registradas 144 ocorrências, evidenciando uma queda de 44,4% nos crimes.