O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados dos recursos de candidatos que solicitaram atendimento especializado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
Os participantes devem verificar a aceitação das solicitações na Página do Participante do Enem, acessível pelo portal Gov.br com login único do governo federal.
Em 2024, as provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. Segundo o cronograma do exame, o resultado final será divulgado em 13 de janeiro de 2025.
O Ministério da Educação (MEC) avalia a necessidade de nova data para as provas no Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade pública decorrente das chuvas intensas ocorridas nos meses de abril e maio.
Atendimento especializado
A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e recursos de acessibilidade aos participantes que comprovarem necessidade.
Conforme o edital do Enem 2024, os candidatos devem informar a condição que motivou a solicitação de atendimento especializado no momento da inscrição, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestação, lactância, idade avançada, ou estar em classe hospitalar (internado para tratamento de saúde).
O Inep não contempla participantes do Enem que estejam internados para partos, cirurgias ou tratamentos esporádicos durante as datas das provas.
Para os participantes com solicitação de atendimento especializada confirmada pelo Inep, será permitido o acompanhamento por cão-guia e o uso de materiais próprios, como máquina de escrever em braile, óculos especiais, lupa, luminária, tábuas de apoio, entre outros. Todos os recursos serão vistoriados pelo chefe de sala durante a aplicação das provas do Enem.
Os participantes que necessitam de atendimento para deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira devem indicar o uso de aparelho auditivo ou implante coclear na inscrição.
As lactantes deverão levar um acompanhante adulto nos dois dias de aplicação do exame, responsável pela guarda da criança que será amamentada durante as provas. O acompanhante e a criança não terão acesso à sala de provas após o fechamento dos portões.
O Inep ressalta que durante a aplicação das provas, qualquer contato entre a participante lactante e o acompanhante deverá ser supervisionado por um fiscal.
Enem
Instituído em 1998, o Enem avalia o desempenho dos estudantes ao término do ensino médio.
Os participantes são avaliados em quatro áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, além de uma redação dissertativa-argumentativa.
O exame é essencial para acesso à educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas por meio do Sisu e do Prouni.
As notas do Enem também são usadas para acesso a programas de auxílio estudantil, como o Fies, e em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal com convênio com o Inep.
*Com informações da Agência Brasil