Neste ano, a Secretaria da Proteção Social (SPS), por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), está levando o trabalho de 520 artesãos do Cariri para ser comercializado na Expocrato, o maior evento agropecuário do Norte e Nordeste. O evento começou no sábado, 13 de julho, e vai até 21 de julho, no Parque de Exposição Pedro Felício, no Crato. Onélia Santana, titular da SPS, destaca que a Expocrato é uma oportunidade para expandir o trabalho dos artesãos e valorizar as diversas tipologias de artesanato da região.
“Estaremos com 36 estandes, dentre os quais 16 associações e grupos produtivos, além de 20 artesãos individuais, expondo e comercializando o legítimo artesanato cearense. Teremos dez tipologias diferentes e técnicas como rechilieu, bordado boa noite, renda de bilro, argila, xilogravura, pedras kariri, esculturas de madeira, trançado de sisal, fibras de bananeira e palha de milho, e composição de bonecos. Ao todo, vamos apresentar ao público da Expocrato os trabalhos de 520 artesãos de 13 municípios do Cariri, representando o que há de melhor no sul do Ceará”, disse Onélia Santana.
Artesãos renomados como Espedito Seleiro e Cícero Caetano (Zumbi) estarão nos estandes da CeArt, juntamente com artesãos de cidades como Antonina do Norte, Barro, Barbalha, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Jardim, Juazeiro do Norte, Mauriti, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Várzea Alegre.
Germana Mourão, coordenadora da CeArt, ressaltou que durante os nove dias de evento, a equipe de técnicos da CeArt acompanhará os artesãos em seus estandes, oferecendo suporte e realizando a emissão e renovação da identidade artesanal.
“Os artesãos já cadastrados pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo do Artesanato deverão apresentar a identidade artesanal. Os não cadastrados devem comparecer com RG, CPF, comprovante de residência, um produto pronto na tipologia e técnica na qual pretende se cadastrar e material para realizar o teste de habilidade, que é a confecção presencial do produto desde o início”, complementou Germana Mourão.
A CeArt já cadastrou mais de 39.908 artesãos de 15 tipologias diferentes e intermediou, no ano passado, a comercialização de 59.615 peças, movimentando mais de R$ 4,3 milhões em vendas.
O selo CeArt certifica os produtos, garantindo a originalidade e o valor cultural de cada item, isenção do ICMS para os artesãos cearenses e a emissão das identidades artesanais em papel moeda. A Casa do Artesão Cearense, inaugurada em outubro de 2021, já recebeu mais de 2 mil artesãos.
Serviço:
📍 Expocrato 2024
Local: Rua Rui Barbosa, 259-293, Centro – Crato – CE
Horário: 10h às 22h
📍 Onde encontrar artesanato cearense no Cariri
Complexo do Centro Multifuncional de serviços de Juazeiro do Norte
Funcionamento: segunda a sexta: das 8h às 17h / sábado: das 9h às 12h
Local: Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120, Centro, Juazeiro do Norte
Arena Romeirão
Funcionamento: segunda a sexta: das 8h às 17h / sábado: das 9h às 12h
Local: Av. Presidente Castelo Branco, 4464, Pirajá, Juazeiro do Norte