O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quarta-feira (24), a convocação e nomeação de 125 professores concursados para integrarem a rede de ensino superior do Estado, por meio do corpo docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O anúncio foi feito durante o bate papo semanal com a população, nas redes sociais.
Alcançando uma área de influência sobre 55 municípios cearenses, e com um total de 7.358 alunos na graduação, considerando presenciais e Universidade Aberta do Brasil (UAB), a reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne, comemorou as convocações. “Gostaria de agradecer a sensibilidade do projeto de expansão da universidades estaduais para o interior do Ceará. Estou muito feliz, porque isso garantirá, aos nossos estudantes da rede pública estadual, um melhor acesso a esses novos campi, e, com isso, vamos levar excelência e ensino de qualidade com a nossa universidade”, ressaltou ao interagir com o governador por meio de telefonema. Nas universidades estaduais do Ceará, 50% dos alunos são egressos da escola pública.
Os 125 professores convocados serão encaminhados para os quatro municípios com campi da universidade estadual.
O maior número de professores fica em Sobral, sede da UVA, que receberá 41 professores – que integrarão os cursos de Ciências Sociais; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Química e Zootecnia.
O campus de São Benedito receberá 39 professores para seus cursos de Administração, Agronomia e Pedagogia.
Com os campi ainda em obras, no entanto funcionando em prédios temporários, os campi de Camocim e Acaraú também foram contemplados com a convocação. Camocim, que está com 80% das obras do campus concluídas, receberá 23 professores para seus cursos de Ciências Contábeis e Engenharia de Pesca. Já o campus de Acaraú, com 40% das obras concluídas, receberá 22 professores para os cursos de Pedagogia e Agronomia.