O Concurso Nacional Unificado acontece em 18 de agosto, quando mais de 2,1 milhões de brasileiros participarão do Certame. Os horários referente a avaliação é uma das preocupações dos inscritos e é necessário estar atento a diferença de horários entre os estados brasileiros: no Brasil, o fuso pode chegar a variar em até duas horas, em relação à Brasília.
Os portões serão abertos às 7h30 no período matutino. No período vespertino, os portões abrirão às 13h. Nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, os portões abrem às 6h30 (manhã) e às 12h (tarde). No Acre, a abertura acontece às 5h30 pela manhã e às 11h para o período da tarde. Os horários completos estão disponíveis na página oficial .
A previsão é que as provas comecem a ser distribuídas para as cidades de aplicação no dia 3 de agosto. Durante o intervalo de três meses entre a data inicialmente prevista para o CPNU, 5 de maio, e o dia 3 de agosto, os cadernos ficaram armazenados em espaço seguro e protegido 24h pelas equipes de segurança.
Para evitar fraudes no dia da prova, serão realizadas diversas ações que visam coibir a utilização de pontos eletrônicos e as “colas”. A Abin estará à frente da coleta das digitais dos candidatos e da realização do exame grafológico, pela manhã e à tarde, para garantir que o candidato que esteja prestando a prova será a mesma pessoa que tomará posse no cargo, em caso de aprovação.
A estratégia de segurança também inclui a proibição da saída dos candidatos com o caderno de provas para impedir que quadrilhas tenham acesso às questões antes do final das provas. Também será proibido escrever no verso do cartão de confirmação, pois, como haverá provas nos dois turnos, anotações no cartão podem ser consideradas “colas”.