Com capacidade para atender os 30 novos casos de câncer infantojuvenil por ano da região do Cariri, o primeiro complexo de oncologia pediátrica do interior cearense é inaugurado nesta quqarta-feira, 31 de julho. O equipamento faz parte das instalações do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP), localizado em Barbalha. O objetivo da unidade é fazer com que nenhuma criança precise mais se deslocar até Fortaleza, como acontecia, para realizar tratamentos.
O complexo foi nomeado em homenagem ao beato Carlo Acutis, padroeiro da internet, que faleceu aos 15 anos vítima de uma forma grave de leucemia, um dos principais tipos de câncer que afetam crianças e adolescentes. Toda a obra foi financiada por doações, tanto através da Central de Doação do HMSVP quanto da Receita Federal e de empresas parceiras que apoiam a causa.
No projeto, foram disponibilizados três pavimentos do hospital. No primeiro, está a parte ambulatorial, com sete poltronas de quimioterapia, três consultórios, uma brinquedoteca e uma sala de psicologia. O segundo pavimento contará com 13 leitos de internação. Na parte superior, será montada uma estrutura para que, futuramente, a internação possa ser ampliada para mais 13 leitos, totalizando 26 leitos na Oncologia Pediátrica.
Uma das preocupações da unidade será a identificação do diagnóstico precoce, Para que as crianças possam chegar ao hospital antes da doença avançar e aumentar as chances de cura em até 80%. Para isso, foi criado o programa de diagnóstico precoce “Conectados pela Cura”, para capacitar profissionais da atenção básica de saúde a identificar sinais e sintomas do câncer infantojuvenil por meio de ações itinerantes, também financiadas pelas doações, em locais com alta vulnerabilidade social.