O governador do Ceará, Elmano de Freitas, apresentou nesta segunda-feira (12) um balanço do Programa Meu Celular, lançado em abril de 2024, destacando a recuperação de 2.700 celulares pelas Forças de Segurança do Estado. Desses, 2.230 já foram devolvidos aos proprietários, com mais 500 dispositivos programados para entrega a partir de hoje.
Durante o evento realizado na sede da Polícia Civil do Ceará, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, Elmano de Freitas agradeceu o trabalho das Forças de Segurança e o apoio do Poder Judiciário na devolução dos celulares aos donos. O programa, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), tem como objetivo recuperar celulares e tablets roubados, furtados ou perdidos, por meio de uma plataforma online e operações da Polícia Civil.
A Polícia Civil do Ceará, através de seu setor de Inteligência, identifica os proprietários dos aparelhos recuperados cruzando informações fornecidas pelas operadoras telefônicas e pelos Boletins de Ocorrência (BOs). A devolução dos celulares no interior do estado está sendo feita nas delegacias locais.
O programa já impactou diretamente a redução de crimes relacionados a furtos e roubos de celulares, com uma queda geral de 11% a 12% desses crimes desde seu lançamento. Em grandes eventos, essa redução chega a 50%. Além de combater a receptação, o programa desestimula a prática desses crimes, contribuindo para a desarticulação de redes criminosas.
Os cidadãos podem cadastrar seus celulares na plataforma Meu Celular, informando dados pessoais, marca, modelo, IMEI e nota fiscal do aparelho. Em caso de roubo, furto ou extravio, o usuário pode registrar a ocorrência na plataforma, ativando um alerta que ajuda na identificação e recuperação do dispositivo durante abordagens policiais.
O secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, enfatizou a importância de desconfiar de celulares vendidos a preços muito abaixo do mercado, como parte do esforço para combater a compra de aparelhos furtados. O delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez, destacou a efetividade do programa na redução de crimes e na recuperação de dispositivos roubados.