Autoridades de Seul identificaram substâncias tóxicas em acessórios vendidos por algumas das maiores plataformas de compras online, como Shein, Temu e AliExpress. As inspeções revelaram que diversos produtos dessas empresas continham níveis de substâncias químicas perigosas, excedendo em centenas de vezes os limites legais.
No caso da Shein, sapatos foram encontrados com níveis extremamente elevados de ftalatos, substâncias químicas que tornam os plásticos mais flexíveis. Em um par, o nível de ftalatos superou o limite legal em 229 vezes. Além disso, bonés vendidos pela plataforma continham formaldeído em concentrações duas vezes acima do permitido, e esmaltes apresentaram níveis de dioxano e metanol muito superiores aos padrões aceitáveis, ambos associados a riscos significativos para a saúde.
A União Europeia já havia incluído a Shein em sua lista de plataformas digitais que precisam seguir regras de segurança mais rigorosas, especialmente para proteger os consumidores, incluindo menores de idade, contra produtos potencialmente nocivos.
*Com informações do g1