O bancário Serley Leal foi escolhido como pré-candidato às eleições para o Governo do Ceará pelo Unidade Popular (UP). Os representantes do partido se reuniram neste sábado (26) e aprovaram a indicação dele, que é fundador da sigla.
Serley tem 40 anos, nasceu em Iguatu, interior do Ceará, e mudou-se para Fortaleza quando tinha 15 anos. Ele é bancário concursado e Gestor em Finanças. Em 2020, foi vice-candidato à prefeitura de Fortaleza, na chapa com a professora Paula Colares.
Em 2001, foi eleito para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Ceará, também tendo participado do diretório estudantil na Uece.
O pré-candidato participou das principais lutas sociais desde o fim da década de 90. Ingressou no movimento estudantil aos 19 anos, tornando-se um defensor da revolução socialista – condição que aponta como saída para o país.
Conforme o UP, Serley ajudou a construir, junto com moradores sem teto, o Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB), em 2004, com apoio às ocupações urbanas realizadas pelo movimento.
“Reafirmamos que nosso objetivo principal é impedir o fortalecimento do fascismo no Ceará, combatendo-o com todas as nossas energias. Além disso, vamos apresentar propostas de transformações reais na vida do nosso povo, por meio de um programa popular para o Ceará”, disse o pré-candidato.