A situação do saneamento básico da cidade de Juazeiro do Norte tem marcado o embate político entre os postulantes à Prefeitura da cidade, Fernando Santana(PT) e Glêdson Bezerra(PODE). De um lado, o petista denuncia a falta de saneamento básico atrelando a situação com a manutenção de saúde pública; Do outro lado, o atual prefeito da cidade culpa a Cagece, como responsável pela situação.
Em entrevista cedida ao Portal No Cariri Tem, Fernando Santana afirma não ver dificuldades com a empresa: “eu vejo é que ele(Glêdson) não tem coragem de enfrentar os problemas”. Em um dos debates realizados durante a campanha, o também Deputado Estadual chegou a falar que “ou a Cagece muda, ou ela vai sair de Juazeiro”. Ainda segundo o candidato, “boa parte dos asfaltos novos em Juazeiro, foi a Cagece quem fez”, afirmando que no centro da cidade o investimento foi superior a R$8 milhões.
Quando indagado sobre como faria, caso fosse preciso cancelar o convênio da instituição com a Prefeitura, Fernando disse “eu não pensei, porque eu não sou o prefeito, só posso pensar sendo o prefeito… eu só posso pensar em agir dessa maneira, se eu estiver com a caneta na mão”. O candidato apresentou ainda a necessidade do cuidado com a cidade, não só para a população, mas também ao número de visitantes que cumprem o roteiro turístico e religioso no munícipio.
Por sua vez, também em debate, Glêdson informa já ter autuado a Cagece, e que o convênio, estabelecido em 2003, ainda deve perdurar por um longo período: “a Cagece tem mais 30 anos para explorar Juazeiro”. Ele propôs também que “o candidato que também é Deputado Estadual deveria abrir a CPI da Cagece”, completando “quem disser para você, eleitor e eleitora, que a responsabilidade do saneamento é do munícipio, está mentido”.