O Sistema Único de Saúde(SUS) caminha para integrar o medicamento Qarziba (betadinutuximabe). Usado no tratamento de crianças com neuroblastoma, um tipo muito raro e agressivo de câncer, a substância recebeu parecer favorável à incorporação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Agora, de acordo com fluxo de incorporação, o relatório com a recomendação passa pela fase de finalização.
A análise inicial para o Qarziba tinha sido negativa. Considerando a importância da tecnologia para cuidar das pessoas, o Ministério da Saúde sinalizou a necessidade de haver custos compatíveis para que o interesse econômico não se sobrepusesse ao da saúde. A recomendação do comitê é para que a tecnologia seja incorporada ao SUS, caso a empresa fabricante mantenha o desconto oferecido de avaliação para venda ao governo.
O alto custo do tratamento é um desafio para diversos países, que entendem a importância de dar acesso à terapia para crianças que enfrentam a doença. Com base nas novas propostas de preços apresentadas, a Conitec recomendou a incorporação condicionada à decisão final da pasta e à pactuação com estados e municípios para viabilizar a manutenção do desconto por parte do fabricante da tecnologia.
.