No segundo dia de entrevistas com os candidatos à Prefeitura do Crato, o No Cariri Tem recebeu em estúdio o candidato Doutor Aloísio, do União Brasil. Médico por formação, Aloísio já concorreu ao cargo de prefeito em 2020 e, em 2022, disputou uma vaga como deputado estadual.
Logo no início da entrevista, ele abordou a proposta sobre a desvinculação da SAEC da empresa Ambiental Crato, que atualmente é responsável pelo saneamento básico no município. “Nós vamos voltar a SAEC para o processo de comercialização da própria SAEC, que seja administrada pela SAEC, voltar as tarifas de água de dois anos atrás”, afirmou. Ele também prometeu anistiar as multas aplicadas pela Ambiental Crato nos últimos anos.
Além disso, Dr. Aloísio criticou as taxas cobradas pela empresa, mencionando que famílias de baixa renda pagam valores abusivos. Ele também prometeu não aderir à taxa de lixo e criticou o transporte de resíduos para Caririaçu. Em sua visão, a criação de uma usina térmica para gerar energia limpa e fortalecer a reciclagem seria uma solução mais econômica.
Na sequência, Aloísio falou sobre a situação do concurso público de 2011. Ele criticou a administração municipal e a Procuradoria por embargar o processo judicial:
“É triste um governo que vai contra o sonho de um concurso público. O concurso é a base da nossa formação. Meus pais sempre diziam: primeiro se ganha o pão, para depois comer a carne. E para ganhar o pão, a orientação era passar no concurso público, e eu passei em três. Mas o que o governo tem feito é embargar, enquanto muitas pessoas que fizeram o concurso já faleceram. Brincam com o esforço de quem estudou e passou há 13 anos.”
Ele prometeu que, se eleito, vai contratar os aprovados. Além disso, falou sobre a situação das filas de cirurgias e exames no município, garantindo que vai zerar essas filas e melhorar a logística do sistema de saúde.
Na saúde mental, o candidato destacou a importância da criação de um CAPS infantil e mencionou o descaso da atual gestão com a saúde pública: “Como é que alguém que foi o pior secretário de saúde da história quer ser prefeito? Isso não faz sentido.”
Por fim, Dr. Aloísio também destacou a necessidade de revitalizar a estação ferroviária do Crato e fomentar o turismo religioso e ecológico para reverter a situação econômica da cidade. Ele criticou a falta de preservação dos patrimônios históricos e culturais do Crato e prometeu atuar junto ao governo federal para garantir recursos para esses projetos.