O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve nesta terça-feira (1°) no Crato, onde anunciou uma série de novos investimentos para o Crato e a região do Cariri. Durante a coletiva, ele destacou a ampliação de escolas de tempo integral e a construção de um hospital veterinário e o fortalecimento de programas educacionais voltados para jovens.
Camilo iniciou a coletiva explicando que estava de férias, mas aproveitou o período para participar de atividades de campanha de André Barreto, candidato a prefeito do Crato pelo PT. Apesar disso, ressaltou que as ações do Ministério da Educação não param: “Hoje mesmo a presidenta do FNDE está aqui no Crato para anunciar duas novas escolas, inclusive uma de tempo integral. Além disso, vamos anunciar a construção do hospital veterinário na cidade”, afirmou.
O ministro também informou que o terreno para o hospital veterinário já está definido e que as obras estão em andamento. Ele lembrou que na semana anterior foi assinado o contrato para a construção do Hospital Universitário do Cariri, que atenderá a toda a região. “Estamos trabalhando para expandir os serviços de saúde e educação, com foco no fortalecimento das universidades e dos campi no Cariri”, acrescentou.
Outro destaque foi os novos Institutos Federais que serão construídos na região, além de escolas de tempo integral. Segundo Santana, há um investimento significativo sendo direcionado ao Ceará: “Já investimos quase 200 milhões de reais para ampliar as matrículas em tempo integral nas escolas do Estado e dos municípios”, disse.
Durante a coletiva, Camilo Santana também mencionou o programa Pé-de-Meia, que busca reduzir o abandono escolar no ensino médio. “O Pé-de-Meia já atende 270 mil jovens no Ceará, oferecendo uma bolsa mensal de 200 reais e um bônus de mil reais ao final do ano. O programa é uma resposta à necessidade de manter esses jovens na escola”, explicou.