Entre janeiro e setembro de 2024, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) resgatou 2.273 animais abandonados em diferentes trechos das rodovias estaduais (CEs). A ação visa reforçar a segurança nas vias para motoristas e para os próprios animais, de médio e grande porte, que podem ser envolvidos em acidentes graves.
Para realizar esses resgates, o Detran-CE conta com equipes especializadas e veículos equipados com rampas hidráulicas, que circulam diariamente pelas CEs. Após o resgate, os animais são encaminhados aos currais de apoio do Detran, onde permanecem por sete dias, período em que seus tutores podem reivindicá-los. Se não forem procurados, são levados para uma fazenda do órgão em Santa Quitéria, onde recebem cuidados como vacinação e alimentação.
“O resgate desses animais que se encontram abandonados às margens das rodovias estaduais é importantíssimo para preservar vidas e garantir a segurança viária. Mais importante, ainda, é que os tutores tenham a consciência de não deixarem seus animais soltos à beira das estradas ou sujeitos a se envolverem em sinistros de maior gravidade”, afirmou Michel Mourão, superintendente do Detran-CE.