A Enel Distribuição Ceará informou que o número de queimadas no estado aumentou 112% em setembro, em comparação a agosto deste ano. Segundo o Sistema de Monitoramento e Alerta da empresa, mais de 11 mil focos de incêndio já foram registrados em 2024, com destaque para as regiões do Cariri, Centro-Sul e Grande Fortaleza, que concentraram o maior número de ocorrências.
Entre os municípios com mais focos estão São Gonçalo do Amarante, Cariús, Acopiara, Araripe e Jucás. O aumento das temperaturas, ventos mais fortes, baixa umidade e a ação humana foram apontados como principais fatores para o aumento das queimadas. A Enel reforça o alerta para os riscos de incêndios perto de redes elétricas, o que pode gerar curtos-circuitos, danos à estrutura e interrupções no fornecimento de energia.
Segundo a empresa é realizado o monitoramento contínuo de queimadas em todo o Ceará, usando imagens de satélite em tempo real. Em áreas urbanas, os incêndios são mais frequentes em lotes baldios com vegetação densa e lixo acumulado, destacando a importância da limpeza desses locais. A Enel orienta a população a evitar incêndios próximos à rede elétrica e disponibiliza canais de atendimento para a comunicação de ocorrências e solicitações de serviços através da distribuidora pela Central de Atendimento – 0800 285 0196 – ou pelos perfis nas redes sociais Facebook e Twitter (@EnelClientesBR).