O quinto voo de repatriação de brasileiros no Líbano decolou de Beirute ontem (13), às 12h (horário de Brasília), com previsão de chegada ao Aeroporto Internacional de Guarulhos na manhã desta segunda-feira (14). A bordo do avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) estão 220 passageiros, incluindo 10 crianças de colo e dois animais de estimação.
A Operação Raízes do Cedro, conduzida pelos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, já trouxe 1.105 pessoas e 13 animais de volta ao Brasil. Além dos passageiros, a aeronave levou ao Líbano uma carga humanitária com 1.400 cestas básicas e 6.900 embalagens de medicamentos, arrecadados pela Associação Unidos pelo Líbano (UpL).
A chegada em Guarulhos contará com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério da Saúde, Polícia Federal e Receita Federal. Na escala em Lisboa, a operação recebeu suporte da Embaixada e Consulado-Geral do Brasil, além da Adidância de Defesa.
O Itamaraty segue em contato com brasileiros no Líbano para prestar assistência consular e avaliar a necessidade de novos voos, conforme as condições de segurança. O governo brasileiro também reforça a recomendação para que, sempre que possível, cidadãos deixem o país por meios próprios, aproveitando a manutenção de voos da companhia Middle East Airlines a partir do Aeroporto de Beirute.
Em caso de emergência, o plantão consular do Itamaraty pode ser acionado via WhatsApp pelos números: +55 (61) 98260-0610 e +55 (61) 98313-0146.