A bancada do PDT na Câmara dos Deputados se reunirá na próxima quarta-feira, 30, para debater, entre outros temas, a possibilidade de solicitar a saída do ex-ministro Ciro Gomes do partido. A movimentação interna reflete um descontentamento crescente com a postura do político, especialmente em relação às recentes eleições e ao futuro da legenda.
Ao O Povo, dois deputados, que se posicionaram a favor da saída de Ciro, afirmaram que ele tem adotado uma trajetória divergente dos interesses partidários. Outros parlamentares, no entanto, preferem manter a discussão em caráter reservado, evitando exposição pública neste momento. Entre as alternativas sugeridas por alguns membros da legenda está a remoção de Ciro da vice-presidência nacional do PDT.
A principal crítica apontada pelos parlamentares é que Ciro teria se posicionado contra candidaturas pedetistas durante o processo eleitoral deste ano, o que teria prejudicado o desempenho do partido. O temor é que a permanência do ex-ministro possa comprometer ainda mais as perspectivas para 2026, quando o PDT precisará eleger ao menos 13 deputados ou obter 2,5% dos votos válidos para superar a cláusula de barreira e assegurar sua continuidade como legenda.
Caso não haja consenso entre os parlamentares e o diretório nacional, o grupo favorável à expulsão estuda formalizar um requerimento para que a exclusão de Ciro Gomes seja avaliada oficialmente pela direção partidária.
*No Cariri Tem com informações do O Povo