Durante o mês de novembro, espaços públicos de Juazeiro do Norte vão receber o projeto “Os Saberes dos Bichos”. O objetivo é destacar os entremeios usados nos Reisados de Congo. Os entremeios são também chamados de bichos pelos brincantes e mestres mais antigos. Alguns ainda são vistos nas apresentações como o boi, e o jaraguá, mas outros como sapo, sereia ou bode já não são mais comuns.
O programa nasce de uma pesquisa que tem como base os saberes de mestres de dois grupos: Mestre Raimundo e Mestre Antônio do Reisado dos Irmãos – Discípulo de Mestre Pedro e do Mestre Dodô e Mestre Joãozinho do Reisado São Francisco. Com oficinas, rodas de conversa, cartilhas e jogos educativos, o público poderá conhecer um pouco mais sobre essa trajetória.
De acordo com Vitória Gomes uma das idealizadoras do projeto, o objetivo é de fato trazer essa narrativa sobre o histórico dos bichos: “com essa manifestação e nos relatos frequentes de mestres, mestras e brincantes, sobretudo os mais antigos que relatam algumas mudanças devido o tempo das apresentações, fazendo com que alguns bichos ou entremeios tenham deixado de aparecer”.
O projeto é apoiado por meio da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital Patrimônio Vivo, na categoria Patrimônio Imaterial – Cultura Popular e Cultura Alimentar da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Confira a programação abaixo:
Mestres nas escolas- Oficinas sobre os bichos do Reisado de Congo
Grupo: Reisado São Francisco
Data: 5 de novembro
Horário: 9h50
Local: E.E.F João Alencar de Figueiredo
Grupo: Reisado dos Irmãos
Data: 6 de novembro
Horário: 10h
Local: E.E.F Professora Iva Emídio Gondim
Roda de Conversa: Partilha pública sobre os bichos dos Reisado de Congo e a importância deles na brincadeira com o Mestre Raimundo e Mestre Antônio do Reisado dos Irmãos- Discípulo de Mestre Pedro e dos irmãos Mestre Dodô e Mestre Joãozinho do Reisado São Francisco.
Mediação: Vitória Gomes e Flávia Gaudêncio
Data: 22 de novembro
Horário: 19h
Local: Associação Dança Cariri