As articulações para a eleição da presidência da Câmara dos Deputados avançaram nesta quarta-feira (30), com as bancadas do PL, PT e MDB formalizando apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Casa. Os três partidos participaram de reuniões com Motta ao longo do dia para alinhar o compromisso e fortalecer sua candidatura. Motta, que já conta com os votos do PP e do Podemos, espera agora ampliar a base de apoio com outras legendas.
O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), reforçou o compromisso com a candidatura e destacou as qualidades de liderança de Motta: “Se fizerem um teste de DNA, vai ter MDB no Hugo Motta. Você se tornou um grande líder. Esperamos equilíbrio, busca de consenso. Que a gente possa ter no diálogo, mesmo com pessoas que pensem diferente, uma busca de uma agenda que faça o país avançar. Deixando posicionamentos ideológicos de lado, fazer com que o parlamento faça o povo brasileiro a ter uma vida melhor”.
A adesão do PL foi confirmada pelo líder do partido na Câmara, deputado Altineu Côrtes (RJ), que destacou o apoio em massa da bancada: “O apoio do PL está formalizado, porque formalizamos agora à noite uma absoluta maioria do partido apoiando a candidatura do Hugo Motta. Após essas pautas que irão ser conversadas com o deputado Hugo Motta, a gente espera ter a unanimidade da bancada nesse posicionamento”, declarou.
Em coletiva à imprensa, o líder do PT, deputado Odair Cunha (MG), enfatizou a importância do apoio ao nome de Motta como uma construção institucional que reflete o compromisso com os princípios democráticos e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito na Casa.
Hugo Motta foi o primeiro a lançar oficialmente sua candidatura, destacando que o Republicanos não teria alcançado essa posição sem uma bancada sólida: “Nós vamos ter uma responsabilidade ainda maior de imprimir a marca dos Republicanos, que é uma marca de compromisso com o futuro do Brasil.” Sua candidatura conta com o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Além de Motta, concorrem ao cargo os líderes Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA).