Após 50 horas de duração, os focos de incêndios registrados na Floresta Nacional do Araripe foram controlados. Os primeiros registros haviam sido identificados na terça-feira (29), por volta das 14h30min, e se alastrou em uma área que corresponde a 142 hectares.
Na manhã desta sexta-feira (01), o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) anunciou o fim das queimadas através de uma nota de esclarecimento: “Informamos que o incêndio na flona do Araripe foi oficialmente decretado extinto.” A instituição afirma ainda que o trabalho de monitoramento deve seguir pelos próximos dias.
Para o controle da situação, apresentada por volta das 17h, da quinta-feira (31), foi necessário uma equipe com mais de 50 profissionais, envolvendo a Brigada da Guarda Municipal do Crato, o ICMBio, e também o corpo de Bombeiros. Além disso, um helicóptero da Ciopaer atuou no despejamento de água nas áreas afetadas.
Até o momento, a origem dos incêndios ainda não foi confirmada, mas o ICMBio aponta evidências de uma ação criminosa. Um dos fatores que favorece essa suspeita é a distância entre os focos de incêndios encontrados, evidenciando que o fogo não se alastraria para áreas distantes de forma natural.