Pela primeira vez, o Estado do Ceará vai regularizar a situação fundiária de uma comunidade quilombola, e o feito acontece na Região do Cariri: nessa terça-feira (05), a Comunidade Quilombola Sítio Arruda, a maior de três áreas remanescentes da região, recebe três títulos de domínio. A solenidade será na quadra esportiva da comunidade, localizada entre os municípios de Araripe e Salitre.
A ação será realizada por meio do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace). A área em questão somam mais de 105 hectares, e nela, 36 famílias serão beneficiadas com a posse de terra garantida, sendo os títulos concedidos como coletivos e indivisíveis. Na solenidade, estarão o superintendente do Idace, João Alfredo, a secretária da Seir, Zelma Madeira; o superintendente regional do Incra no Ceará, Francisco Erivando Santos de Sousa; além de representantes das prefeituras de Salitre e Araripe.
A expectativa é que novas comunidades passem a também ter o reconhecimento, como disse o superintendente do Idace, João Alfredo: “Esse momento é um reconhecimento dessa ancestralidade cearense, da contribuição dos povos de origem africana, da resistência dos quilombos e da garantia do seu território”.