O Ministério da Educação (MEC) anunciou a antecipação da divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Inicialmente prevista para 20 de novembro, a nova data será informada em breve pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Durante o segundo dia de provas, realizado neste domingo (10), os candidatos responderam a questões de ciências da natureza e matemática. No primeiro dia, em 3 de novembro, foram aplicadas provas de linguagens e ciências humanas. O percentual de presença caiu de 73,4% no primeiro dia para 69,4% no segundo.
Em 2024, o Enem registrou mais de 4,3 milhões de inscritos, com destaque para o aumento de concluintes de escolas públicas, que subiu de 58% para 94% em relação ao ano anterior. Segundo o ministro Camilo Santana, isso se deve à ampliação do programa que oferece inscrições gratuitas.
Em relação às ocorrências, 1,9 mil candidatos foram eliminados neste domingo por violação das regras do edital. No total, houve 1.037 ocorrências como emergências médicas e falta de energia.
Estudantes que perderam as provas por motivos justificados podem solicitar reaplicação entre 11 e 15 de novembro, com novos exames previstos para 10 e 11 de dezembro.