A construção da igreja sonhada pelo Padre Cícero será tema de seminário que reúne, no próximo dia 30 de novembro, pesquisadores, estudantes e a comunidade em geral. O objetivo será debater a concretização deste projeto como um novo centro cultural para cidade de Juazeiro do Norte.
O modelo da obra é visitada por inúmeros fiéis que passam pela Casa Museu do Padre Cícero. Ela está representada em uma maquete, que o próprio sacerdote trouxe da Europa. Na história popular é conhecida como a igreja do fim do mundo, e incialmente seria o projeto usado na igreja construída no Horto.
A iniciativa parte do Ministério da Cultura e do Instituto Santo Inácio de Antioquia, que percebem a necessidade de espaços de preservação da história local. “Vamos colocar em prática a linda arquitetura sonhada por meu Padim para ser uma igreja, mas que será um grande centro cultural, uma obra significativa para a tradição, fé e cultura do romeiro nordestino”, disse Padre Cícero Santos, idealizador do projeto.
No evento, serão discutidos também temas como os preceitos ecológicos do Padre Cícero que envolvem a educação ambiental,
as questões climáticas e a Floresta Nacional do Araripe, o cenário religioso e os fenômenos sociais da região do Cariri, a beatificação do Padre Cícero, o fortalecimento da cultura e desenvolvimento local.