Centro de Artesanato Maria Cândido: esse será o novo espaço dedicado à cultura da cidade de Juazeiro do Norte. No equipamento, serão desenvolvidas atividades desde a produção, incentivos à economia criativa, à promoção de oficinas de artesanato.
A localização será em um prédio que pertence à Prefeitura e que está em fase de reforma. O projeto parte da Secretaria de Cultura e visa o fortalecimento dos artesãos na região. O produto desenvolvido por esses profissionais é destaque durante os períodos de romarias no município.
Por isso, o Centro de Artesanato Municipal foi batizado de “Maria Cândido” em homenagem a Maria de Lourdes Cândido Monteiro, pernambucana que se estabeleceu em Juazeiro do Norte e encontrou no barro a matéria-prima para suas criações, contribuindo para a renda de sua família. legado como artesã reconhecido tanto em Juazeiro do Norte quanto em outras partes do Brasil.
A trajetória de Dona Maria começou com a produção de panelinhas e potes de barro para os filhos brincarem. Com o tempo, ela aprimorou suas habilidades e adaptou suas criações. Inicialmente, suas peças eram vendidas para uma cooperativa que se transformou no Centro Mestre Noza, um ponto de encontro para artesãos da cidade.