Os consumidores que desejam regularizar dívidas bancárias em atraso têm até sábado (30) para aderir ao Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. A ação é organizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com apoio do Banco Central (BC), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), dos Procons de todo o Brasil e de mais de 160 instituições financeiras, além de outras entidades parceiras. O Serasa também participa por meio do Feirão Limpa Nome.
Para aderir, é necessário possuir uma conta prata ou ouro. A iniciativa permite a renegociação de dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito contratadas junto a bancos e instituições financeiras, desde que estejam em atraso, não tenham bens dados em garantia e não sejam dívidas prescritas. Os bancos participantes oferecem alternativas como parcelamento, descontos no valor devido ou redução nas taxas de juros para refinanciamento, de acordo com suas políticas de crédito.
“Agora, os dois maiores eventos de negociações de dívidas do país se complementam para fortalecer o combate à inadimplência e prevenir o superendividamento. Além das negociações, o consumidor terá acesso a conteúdo gratuito sobre educação financeira, que irá ajudá-lo a ter uma relação mais saudável com suas finanças”, explicou Amaury Oliva, diretor executivo de Cidadania Financeira da Febraban.
As negociações podem ser realizadas pelos canais digitais dos bancos ou pela plataforma ConsumidorGovBr. Também é possível negociar presencialmente nos Procons participantes até sexta-feira, ou por meio do Serasa, pelo site, aplicativo ou nas agências dos Correios, até o término do feirão, na sexta-feira.