Entre os dias 5 e 7 de dezembro, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo será o cenário do XVI Encontro Mestres do Mundo, evento que une tradição, saberes ancestrais e debates contemporâneos. Realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, o encontro destaca a cultura popular cearense e seu papel na preservação ambiental e na construção de caminhos para o futuro.
Com mais de 30 atividades gratuitas e abertas ao público, o evento integra práticas e expressões das culturas tradicionais, indígenas e afro-brasileiras. O eixo central deste ano são os saberes e fazeres ligados aos ciclos de vida da natureza, evidenciando os impactos das mudanças climáticas no contexto local, regional e global.
A programação inclui rodas de saberes, terreiradas, oficinas, shows musicais, mesas temáticas, feiras de economia criativa e solidária, além do Simpósio de Patrimônio Imaterial, realizado em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). O tradicional cortejo de abertura reúne as diversas manifestações dos Tesouros Vivos da Cultura, celebrando as raízes e a diversidade das tradições cearenses.
Além de exaltar a riqueza cultural do Ceará, o evento reforça o papel da cultura popular como resposta aos desafios da atualidade. Por meio da integração entre conhecimentos ancestrais e práticas inovadoras, busca-se fortalecer a resistência cultural e ambiental e valorizar o patrimônio como alicerce da proteção das riquezas naturais e sociais do Cariri.
Para Luisa Cela, secretária da Cultura do Ceará, “o Encontro Mestres do Mundo é uma celebração que enaltece as riquezas culturais e que salvaguarda a sabedoria e a criatividade dos mestres e mestras de todo o Ceará. Sendo um espaço de fortalecimento das tradições, onde os saberes ancestrais se encontram com as novas gerações, garantindo a preservação e a continuidade da nossa cultura”.
A diretora do Centro Cultural do Cariri, Rosely Nakagawa, destaca a importância do evento no cenário cultural brasileiro. “É sempre uma realização e felicidade para o Centro Cultural do Cariri, receber o Encontro Mestres do Mundo, que não é apenas uma troca de experiências, mas também uma oportunidade para visibilizar a importância dos mestres e mestras no cenário cultural brasileiro, promovendo o respeito e o reconhecimento das diversas manifestações que formam a nossa identidade”.
Realizado desde 2005, o Encontro Mestres do Mundo é uma das iniciativas mais relevantes de interiorização da cultura cearense. Ao longo de 15 edições, o evento já passou por cidades como Fortaleza, Quixadá, Limoeiro do Norte, Juazeiro do Norte e Crato, reunindo mestres e mestras da cultura, grupos titulados como Tesouros Vivos e comunidades tradicionais.
O evento fomenta o diálogo entre gerações, territórios e saberes, promovendo a troca de experiências entre brincantes, pesquisadores, educadores e comunidades. Em 2017, o encontro foi reconhecido com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, maior honraria do IPHAN para iniciativas de valorização do patrimônio cultural.