O Cariri, assim como outras macrorregiões do Ceará, está sob alerta para chuvas nos próximos dias. Imagens de satélite do GOES-16, captadas nesta segunda-feira (2), já mostram nebulosidade intensa sobre o estado, com registros de precipitações isoladas. A previsão para o período entre hoje e quarta-feira (4) destaca a influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), fenômeno climático típico da pré-estação chuvosa no Nordeste brasileiro, que deve potencializar a formação de chuvas em todas as macrorregiões cearenses, especialmente nas tardes, noites e madrugadas.
No Cariri, além de Jaguaribana, Sertão Central, Inhamuns, Maciço de Baturité e Ibiapaba, as chuvas devem ser mais intensas. O sistema de brisa também contribuirá para áreas de instabilidade, promovendo a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, responsáveis por precipitações mais volumosas.
Temperaturas e outros destaques climáticos
As temperaturas na região do Cariri devem variar de 18°C, na mínima, a até 38°C, na máxima, especialmente na tarde desta segunda-feira. Contudo, devido às chuvas previstas para os dias seguintes, as máximas poderão cair para 36°C. O padrão climático, aliado ao aumento da umidade relativa do ar — prevista para se manter acima de 30% —, reforça as condições favoráveis a um clima mais ameno, ainda que com rajadas de vento que podem alcançar até 60 km/h no centro-sul do estado.