O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo inaugura, no próximo dia 8 de dezembro, às 18h, a exposição “Nagual, Fotografias de Graciela Iturbide”, com entrada franca. A mostra reúne mais de 80 imagens da renomada fotógrafa mexicana e estará aberta ao público até 31 de maio de 2025, na Galeria 1, Piso 2.
Com curadoria inspirada no conceito do nagual – uma figura mítica da cultura mexicana que simboliza transformação espiritual –, a exposição apresenta fotografias em preto e branco que capturam não apenas a essência do México, mas também de lugares como Cuba, Panamá, Índia, Argentina e Estados Unidos. As imagens refletem um “diálogo poético entre o ser humano e seu entorno”, explorando o cotidiano, as tradições e a riqueza natural de diferentes culturas.
A cerimônia de abertura contará com a presença de Graciela Iturbide, celebrada internacionalmente por obras como “Mulher Anjo” (1979), registrada no deserto mexicano. Essa foto, icônica em sua trajetória, evidencia seu compromisso em narrar as histórias e resistências dos povos originários.
O olhar de uma mestra da fotografia
Nascida na Cidade do México em 1942, Graciela iniciou sua carreira nos anos 1970 sob a orientação de Manuel Álvarez Bravo. Sua obra já integrou instituições de prestígio, como o Museu de Arte Moderna de Nova York e o Museu de Arte Contemporânea de Chicago. Reconhecida com o Prêmio Hasselblad de Fotografia em 2008, Graciela transcende as fronteiras da arte com uma abordagem que, segundo a diretora do Centro Cultural, Rosely Nakagawa, “mostra a essência do sujeito ou objeto, transformando-os numa ação sincrética potente, em reciprocidade com a natureza e a cultura.”