Onélia Leite Santana, atual secretária de Proteção Social do governo Elmano, foi indicada pela base governista para uma vaga de conselheira no Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). A indicação já foi encaminhada à Assembleia Legislativa e deverá ser votada pelos deputados estaduais nos próximos dias.
Esposa do ministro da Educação, Camilo Santana, Onélia acumula experiência em secretarias voltadas à proteção social, cargo que exerceu tanto no governo de Izolda Cela quanto no de Elmano. Sua possível nomeação já vinha sendo especulada desde o fim das eleições municipais, diante das mudanças esperadas no grupo governista.
Onélia é formada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA), possui doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, com pesquisa focada na saúde de mulheres em extrema pobreza, e também concluiu um MBA em Administração Pública pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
A indicação ainda depende da aprovação dos deputados estaduais, e Onélia será submetida a uma sabatina na Assembleia Legislativa, etapa obrigatória para a confirmação no cargo.