Dados de pesquisa IPEC apontam governo Lula aprovado como “ótimo ou bom” por 34% dos 2.000 entrevistados. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (13), e apresenta empate da aprovação com a reprovação, pois também 34% julgaram o mandato como “ruim ou péssimo”. As pessoas consultadas tem idade acima de 16 anos, e a atividade foi realizada entre os dias 5 e 10 de dezembro.
Os números apresentam ainda que 30% avaliam a gestão do presidente como “regular”, enquanto 2% não souberam ou optaram por não deixar uma opinião acerca do assunto. O nível de confiança da pesquisa é apontado em 95%, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em setembro de 2024, quando foi realizada a última pesquisa IPEC, os números apresentados eram de 35% para “ótimo ou bom”; 34% para “ruim ou péssimo”; 28% para regular, e 2% para os que não sabiam ou não responderam. De acordo com IPEC, os valores colhidos entre setembro e dezembro apontam uma estabilidade.
Quanto à confiança no Presidente Lula, 52% disseram não confiar no presidente, enquanto 45% disseram confiar. Os números também se mantiveram iguais ao da pesquisa realizada em setembro. O levantamento indica ainda que o político é melhor avaliado entre pessoas mais velhas: 52% dos entrevistados com 60 anos ou mais avaliam a administração como ótima ou boa. Entre os que tem de 35 a 44 anos, 40% consideram ruim ou péssimo.