Um pacto envolvendo as assembleias legislativas do Ceará e de Pernambuco visa corrigir imprecisões nos limites territoriais de 20 municípios, evitando possíveis litígios judiciais. No Ceará, cidades como Salitre, Araripe, Santana do Cariri, Crato, Barbalha e Mauriti podem ser afetadas. Já em Pernambuco, Araripina, Exu, Ipubi, Bodocó e São José do Belmonte estão entre as localidades com possíveis alterações de território.
Segundo Luiz Carlos Mourão, coordenador do Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec), as tratativas avançaram significativamente desde junho de 2023, com comissões técnicas das duas casas legislativas trabalhando em um estudo detalhado para estabelecer um novo marco territorial.
O acordo, que deve ser assinado no início de fevereiro por Álvaro Porto (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), e Romeu Aldigueri (PDT), presidente eleito da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), será transformado em lei após aprovação das assembleias estaduais.
Com assessoria técnica do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco, o processo inclui análises de campo, levantamento de equipamentos públicos e avaliação técnica das áreas de abrangência dos municípios.
*Com informações da Rádio O Povo Cbn Cariri