Horas depois da aprovação da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o governador Elmano de Freitas (PT) sancionou a lei que autoriza o processo de pulverização de agrotóxicos, com a utilização de drones. A medida, aprovada e sancionada nessa quinta-feira (18), permite ainda o uso de aeronaves remotamente pilotadas ou veículos aéreos não pilotados.
Até então, o Ceará era o único estado a proibir a pulverização de agrotóxicos por qualquer tipo de aeronave. Desde 2019, estava em vigor a Lei Estadual Maria Tomé que tratava dessa proibição, e agora, tem o texto alterado. A Lei da proibição teve como autor o deputado Renato Rosseno(PSOL), e co-autoria do agora governador, Elmano.
Na Assembleia, a autoria da proposta foi do deputado Felipe Mota (UNIÃO), e embora seja da oposição, uma ampla maioria dos deputados estaduais da base aliada ao Governo do Estado aprovaram a medida. Foram 22 votos favoráveis, nove contrários e uma abstenção. Houve, ainda, parlamentares presentes no plenário que optaram por não votar.