O Governo do Ceará lançou nesta segunda-feira (30) um edital para selecionar até 40 organizações da sociedade civil que irão gerenciar 1.500 cozinhas do programa Ceará Sem Fome no próximo ano. A iniciativa visa aumentar a oferta de refeições diárias de 125 mil para 150 mil, com um investimento de R$ 274 milhões ao longo de 12 meses.
As inscrições estarão abertas de 30 de janeiro a 13 de fevereiro de 2025 e devem ser realizadas nos sites oficiais do programa. O resultado será divulgado no dia 27 de março. As entidades interessadas devem ter ao menos dois anos de atuação comprovada, capacidade técnica e gerencial, além de priorizar a compra de insumos de pequenos produtores locais, fortalecendo a agricultura familiar.
O governador Elmano de Freitas ressaltou que o programa não apenas combate a fome, mas também fomenta o emprego e o empreendedorismo. Uma parceria com a Secretaria da Cultura permitirá ações culturais nas cozinhas, com investimento adicional de R$ 2 milhões. Desde 2023, o Ceará Sem Fome já distribuiu 34 milhões de refeições e beneficia mensalmente 53 mil pessoas com o cartão social do programa.