Nesta quarta-feira, 08 de janeiro, o Brasil faz memória aos atos golpistas realizados na mesma data, no ano de 2023. Na ocasião, manifestantes invadiram e vandalizaram o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, agindo numa tentativa de golpe contra a eleição do presidente Lula (PT), que na época, iniciava o seu terceiro mandato.
No Distrito Federal, uma programação foi preparada e titulada como “abraço pela democracia”. Dentre as atividades, que devem contar com a participação do Presidente Lula, estão a entrega da reconstrução das obras de artes que foram danificadas em atos de vandalismo.
A reintegração das obras devem acontecer por volta das 9h30, contando com 21 peças para serem entregues. A maioria delas foi restaurada em um laboratório montado no Palácio da Alvorada, além de um relógio de pêndulo do século XVII, que precisou ser enviado à Suíça para ser consertado.
Na programação está previsto ainda os discursos de autoridades, às 11h, no Salão Nobre do Planalto. Existe uma expectativa para a participação do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que relata os casos do ato golpista. Ao todo, foram presos 371 incitadores ou executores das ações do 08 de janeiro.