Um levantamento, realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), aponta a falta de indicadores de qualidade no Aeroporto de Juazeiro do Norte. A ausência dessas ferramentas impossibilita o acompanhamento dos serviços prestados pelo equipamento, bem como a avaliação da experiência dos usuários do transporte aéreo.
Os parâmetros são medidos através dos fatores IQS (Indicadores de Qualidade de Serviço), direcionados a aeroportos concedidos à iniciativa privada, que no caso de Juazeiro do Norte, segue sob gestão da Aena Brasil. Dentro do Painel são avaliados os serviços diretos, a disponibilidade de equipamentos e a pesquisa de satisfação de passageiros.
Nos serviços diretos se enquadram o tempo na fila de inspeção de segurança e de atendimento a Passageiros com Necessidades de Atendimento Especial (Pnae); já o setor de disponibilidade de equipamentos trata do tempo em que os equipamentos essenciais estão aptos a operar. Por fim, o relatório dos passageiros é realizado através de questionários.
O acompanhamento, produzido pela Anac, observou 29 aeroportos brasileiros. O não atingimento do Padrão IQS pode resultar na aplicação de medidas sancionatórias previstas no contrato de concessão dos equipamentos, ou ainda influenciar no reajuste das tarifas do aeroporto.
Em nota, a Aena disse que existe uma monitoração dos indicadores de qualidade, mas que em aeroportos com menos de um milhão de passageiros ao ano, que seria o caso de Juazeiro do Norte, a mensuração não é exigida pela Anac, por essa razão, as informações não constam dentro do levantamento realizado.