Com o título “Vermelho de Bolinhas”, curta-metragem sobre a imagem de Benigna foi selecionado para a 28º Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais. O filme é resultado das pesquisas do caririense Joedson Kelvin, que assume a direção do projeto.
A exibição, que marca a estreia nacional do material acontece em 30 de janeiro, às 16h, no Cine-Tenda. A obra reflete sobre a falta de registros fotográficos originais de Benigna, uma jovem que foi vítima de feminicídio, aos 13 anos. O caso aconteceu em 1941, em Santana do Cariri, cidade onde o filme foi produzido.
Na busca de reconstruir a figura da “Heroína da Castidade”, título concedido à Benigna, quando recebe também a beatificação, o filme reúne a representação imagética com as construções históricas e sociais que marcaram a memória da jovem, e como ela segue sendo perpetuada.
“Esse filme é fruto de anos de pesquisa, envolvimento coletivo, amor, dedicação e sensibilidade com uma história como a de Benigna Cardoso, atravessada por tantos marcadores sociais e de gênero. É uma realização imensa vê-lo estrear num dos eventos de cinema mais importantes do país”, afirma o artista Joedson, que pesquisa a imagem de Benigna desde 2019, e também é natural de Santana do Cariri.