Depois de dois anos de suspensão, os cadastros para o Auxílio Catador Estadual estão novamente abertos. A ação, fruto de uma parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Juazeiro do Norte, conta com a organização da Autarquia de Meio Ambiente (Amaju). O processo está sendo realizado com o apoio das associações ACCJ, Engenho do Lixo e Kariri Ambiental, que atuam diretamente com os catadores da região.
Para se cadastrar, é obrigatório apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, folha de resumo do NIS e comprovante de associação do catador. Quem não possui a folha de resumo do NIS deve solicitá-la no CadÚnico, localizado ao lado da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, na Rua Monsenhor Esmeraldo, bairro Franciscanos.
Os cadastros começaram no dia 2 de janeiro e vão até 24 de janeiro. Eles estão sendo realizados no Centro de Apoio ao Romeiro, nos seguintes pontos:
- Box da ACCJ: localizado próximo à Avenida Joaquim Romão Batista, em frente ao Bloco 16.
- Box da Engenho do Lixo e Cooperativa de Trabalhadores Socioambientais: próximo à Avenida do Agricultor, também em frente ao Bloco 16.
As vagas são limitadas e exclusivas para catadores associados a uma das entidades mencionadas. Além disso, a comprovação da coleta de até 500 kg de resíduos por mês, com recibo emitido pelo presidente da associação, é um dos critérios para receber o auxílio.
De acordo com a prefeitura, O trabalho dos catadores é essencial para Juazeiro do Norte, especialmente durante as romarias, quando há um grande volume de resíduos. Em 2024, mais de cinco toneladas foram coletadas e recicladas nesses eventos.