O Governo do Ceará, em parceria com municípios e universidades públicas, planeja a implantação de 38 novos polos de Educação a Distância (EaD) no estado em 2025. Entre os municípios beneficiados no Cariri estão Jardim, Caririaçu, Milagres e Aurora, que passarão a contar com ofertas de cursos de graduação e pós-graduação por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A iniciativa faz parte do Plano de Universalização do Ensino Superior, coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
Os novos polos devem abrir cerca de 5.200 vagas em cursos de graduação e pós-graduação, com uma média de quatro cursos por município. “O que estamos fazendo vai resultar em uma grande transformação na vida de milhares de cearenses nos nossos municípios. Vamos chegar em 2026 com um polo universitário de Educação a Distância em cada município. Uma transformação definitiva do Ensino Superior no estado, somado à ampliação física e de qualidade das nossas três universidades estaduais, com a convocação de mais de 500 novos professores concursados”, afirmou Elmano de Freitas.
Além de atender às demandas de formação de professores e agentes públicos, os cursos serão alinhados às necessidades econômicas locais. “Cada município tem determinadas vocações econômicas e pode ser que nessas universidades tenha algum curso que vá formando pessoas para as áreas que, com a economia regional local, está precisando de pessoa com qualificação. Não é só formar pessoas com ensino superior, mas formar pessoas que posteriormente vão ter uma condição razoável de empregabilidade, de perspectiva futura”, acrescentou o governador.
Para receber um polo, os municípios devem ter entre 20 mil e 50 mil habitantes, além de apresentar infraestrutura adequada para apoiar professores e alunos em atividades presenciais. Sandra Monteiro, titular da Secitece, reforçou a importância do projeto:“Uma vez implantados polos, a CAPES [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] continua com essa avaliação junto com o Governo do Estado, por meio da Secitece, avaliando todas essas condições de infraestrutura, de matrículas, dos editais lançados e também do funcionamento desse polo. Então esse polo, além de ser credenciado, ele é validado sistematicamente ao longo de um tempo”.