Nesta segunda-feira (27), o Ceará com 10 açudes sangrando. De acordo com o Portal Hidrológico do Ceará, o feito vem sendo observado nos açudes: Arrebita e Forquilha (em Forquilha), Carmina (em Catunda), Jenipapo (em Meruoca), Caldeirões (em, Saboeiro), Geraldo Atimbone (em Sobral), Santo Antônio de Aracatiaçu (em Sobral), São Pedro Timbaúba (em Miraíma), Do Batalhão (em Crateús) e Sucesso(Tamboril).
No Estado, três açudes já estão com volume acima de 90% da capacidade: Patos (em Sobral), Germinal (em Pacoti), Cachoeira (Aurora), no Cariri. Em contrapartida, o número de açudes com volumes inferior a 30% da capacidade, segue com a marca de 33 postos. Entre eles, o João Luís, em Araripe, e o Poço da Pedra, em Campos Sales, ambos na Região do Cariri.
Os dados apresentados foram atualizados pela Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na manhã desta segunda-feira (27), por volta das 10 horas. Para os próximos dias, a Funceme prevê continuidade das condições de instabilidade atmosférica no estado, favorecendo precipitações em todas as macrorregiões até quarta-feira (29), o que deve provocar novas sangrias.